Vestível dialógico - Primeira versão

O objetivo desse exercício é criar um vestível dialógico, ou seja, um aparato que, acoplado ao corpo, permita uma exploração desse corpo e do espaço, além de permitir a interação com um outro. As diretrizes para criação desse objeto foram discutidas em trios (meu trio foi formado pela Maria Clara, pela Nicolle e por mim). Nós criamos as seguintes diretrizes: um objeto que restrinja movimentos/sentidos em um envolvido e os amplie no outro;  objeto intuitivo com "instruções" espalhadas pelo vestível e o uso de materiais diversos.

Minha ideia inicial foi tentar pensar em um aparato que conectasse os dois envolvidos, mas ainda permitisse uma independência entre eles. Além disso, pensei em alguma coisa que fosse colocada na cabeça, como um chapéu, e também estivesse no corpo do outro. Para isso, decidi fazer um aparato que seja formado por várias partes.


As anotações acima foram as que eu desenvolvi até chegar à ideia final. O modelo final é um conjunto formado por um "chapéu" - que barra a visão "frontal" de um envolvido, mas ele ainda tem a visão "inferior", dos seus pés - e uma chapa que trava os movimentos das pernas do outro interagente. Tal chapa seria feita de um material refletivo, ampliando assim a visão daquele que a usa e também do outro que poderá vê-la olhando por baixo. Assim, o aparato trabalha a restrição e a ampliação da visão, além da restrição dos movimentos. Ambas as peças são conectadas por fitas que que atam as mãos daquele que está com as pernas imobilizadas e permitem o movimento do outro.


Os materiais serão fitas de cetim, papelão e algum outro reflexivo (espelhos ou CDs - ainda não decidi). Como eu não consegui a quantidade suficiente para fazer esse primeiro protótipo numa escala real - do tamanho adequado para pessoas -, fiz uma a primeira versão reduzida. Usei garrafinhas para representar as pessoas e papel alumínio para fazer a parte refletiva - não gostei muito do efeito, pois ele fica muito embaçado (então, já valeu para saber que preciso procurar outro material para a versão final). Eu sei que ficou esquisito e feio, mas dá pra entender mais ou menos o funcionamento do vestível.











Comentários

Postagens mais visitadas